Menegotto prensas

NR 12 ENTENDA MAIS SOBRE

Visando a prevenção de possíveis acidentes, garantindo a proteção e saúde dos colaboradores, a Menegotto realiza a adequação de máquinas e do ambiente de trabalho, de acordo com as normas regulamentadoras de segurança NR-12.

Para se fazer uso de máquinas no Brasil, é necessário que todo o equipamento esteja dentro nas Normas Regulamentadoras NR-12, pois, caso contrário, pode-se gerar consequências como: acidentes no trabalho, problemas jurídicos, de recursos humanos, de produtividade e também de ordem financeira.

Criada em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Norma Regulamentadora número 12, ou NR 12, tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador.

Por isso, a NR 12 exige informações completas sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, incluindo transporte, instalação, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação ao final da vida útil.

Essa norma é uma das mais importantes e extensas das 36 normas regulamentadoras da Consolidação de Leis Trabalhistas. Ela passou por várias atualizações ao longo dos anos, conforme a indústria nacional se desenvolvia. A última alteração ocorreu por meio da Portaria Nº 916 do Ministério da Economia, de 30 de julho de 2019.

A Menegotto realiza este serviço fazendo uma análise completa em sua máquina e conferindo se a mesma está dentro das normas. Além disso, caso haja alguma incoerência, realizamos o projeto das adequações necessárias no maquinário.

Leia também