Menegotto prensas
entenda mais sobre repuxo
O Repuxo consiste em transformar uma chapa plana em um produto com curvas, podemos citar inúmeros produtos que são fabricados através de prensas hidráulicas pelo processo de repuxo, dentre alguns estão:
Assadeiras, barris de inox, bujões e cilindros de gás, canecas, caldeirões, calotas, cubas, canoplas, caçarolas, extintores, filtros, formas, algumas luminárias, panelas, peças automotivas, fundos de vasos de pressão, dentre muitas outras.
As peças repuxadas podem ser de vários formatos, normalmente panelas são redondas, assadeiras retangulares, formas podem ter desenhos especiais, e algumas peças como o cárter (reservatório de óleo) dos motores exigem desenhos mais complexos.
Existem peças que a altura do repuxado é maior que seu diâmetro, exemplo caneca de filtro de óleo automotivo, e nesses casos o repuxo pode ser feito em uma única etapa através do processo de repuxo reverso ou então repuxado em duas etapas sendo primeiro em uma ferramenta com diâmetro maior e finaliza na segunda ferramenta com repuxo no diâmetro menor, para ganho de escala é recomendado o repuxo reverso.
Os materiais normalmente utilizados nas peças repuxadas são o aço, o alumínio e o inox, porem existem muitas peças fabricadas com inúmeros outros materiais desde materiais não metálicos como papel e tecido até com materiais nobres como o ouro, um exemplo de peças repuxadas com ouro são algumas joias em relevo.
O processo de repuxo consiste em prender a área da borda do blank (chapa a ser repuxada) e com um punção ou macho empurrar a área do centro (ou a ser repuxada) embutindo a mesma em uma ferramenta fêmea.
As prensas Menegotto oferecem cilindros prensa-chapas o que dispensa as molas nas ferramentas com isso as ferramentas tornam-se mais baratas e com menos manutenção.
Conte com a Menegotto!
Leia também
COMPÓSITOS SMC
Saiba mais sobre essa tendência
RECICLAGEM DE SUCATA METÁLICA
O que é e quais prensas hidráulicas podem ajudar no processo.