Menegotto prensas

Entenda mais sobre as funcionalidades das prensas hidráulicas

Presente em praticamente todos os tipos de indústria, a prensa é um maquinário fundamental. É utilizada na conformação e corte de materiais diversos, utilizando ferramentas, nas quais o movimento do martelo - punção - é proveniente de um sistema hidráulico.

 

 Para que serve uma prensa?

Entre suas funções estão a realização de furos, de cortes, de talhe ou a realização de estampo ou o uso da compressa, podendo ser atividades simultâneas ou não. Equipamento presente em quase todos os tipos de indústria, a prensa é muito utilizada para cortar, dobrar e modelar materiais — tais como o metal, de maneira que ele fique comprimido, dividindo-se em blocos menores. Devido a essa versatilidade, o transporte de prensas é algo comum nas fábricas. 

 

Também é necessário ter uma ideia bastante precisa das dimensões das peças após conformação em particular para poder escolher corretamente as dimensões da mesa de trabalho e a abertura máxima da prensa. Em seguida, deverá estimar a força de prensagem máxima necessária ao uso previsto. Esta dependerá do material da peça, da espessura desta e das características da operação a efetuar (por exemplo, a profundidade de estampagem ou o perímetro de corte) e a força de prensagem (ou tonelagem).

 

Como dimensionar uma prensa?

Para dimensionar corretamente uma prensa, deve-se estimar a força de prensagem necessária à aplicação, bem como as dimensões da mesa e o tamanho da abertura da prensa de que vai precisar.

 

A força de prensagem é calculada em função do material e da espessura das peças a trabalhar, mas também da forma e das dimensões da ferramenta da prensa.

 

As dimensões da mesa irão depender das dimensões máximas das peças que serão submetidas à ação da prensa. Para escolher o tamanho da abertura da prensa, deverá ter em conta a profundidade de estampagem e a altura necessária para retirar da prensa a peça já conformada.

 

A velocidade de trabalho é também um fator importante, sobretudo se a prensa se destinar à produção em série.

 

Sobre a prensa hidráulica:

A prensa hidráulica industrial é uma máquina que pode ser utilizada para operações de furações, recortes, dobras, repuxos, montagens e compactações. Presente em praticamente todos os tipos de indústria.

 

Essa versatilidade torna a nossa prensa hidráulica industrial o equipamento ideal para os mais variados seguimentos da indústria metalúrgica que necessitam de alguma ou algumas dessas aplicações ou características para produzir os seus produtos.

 

A prensa hidráulica tem a sua movimentação feita por um líquido. Normalmente, trata-se de óleo sob pressão, que fica armazenado em um reservatório. Um conjunto motobomba gera pressão e inicie o funcionamento do equipamento.

 

Para controlar a prensa, o operador conta com um comando hidráulico que direciona o óleo para um cilindro. Esse cilindro é responsável pelos movimentos de descida e subida. Na descida, o óleo é enviado para a parte superior do cilindro hidráulico, enquanto o da parte inferior é direcionado para o tanque. Já na subida, é enviada pressão de óleo para a parte inferior do cilindro, enquanto o óleo da parte superior é direcionado para o tanque.

Leia também